Início ATUALIDADE Selecção de Sub21 apurada para a fase final do Europeu

Selecção de Sub21 apurada para a fase final do Europeu

159
Oito vitórias em nove jogos, o palmarés de Portugal na fase de apuramento para o Europeu

Custou mas no fim a vitória sorriu à selecção portuguesa de Sub21 no confronto com as Ilhas Faroé. Contra todas as previsões, os pupilos de Rui Jorge passaram por apuros com uma equipa mais fraca que, no entanto, entrou melhor no jogo e logo ao minuto três inaugurou o marcador com um canto directo assinado por um tal de Bárdarson.

Gelo nas hostes lusas, a jogar num campo sintético de piso difícil e com menos cinco metros de comprimento que o normal, a que se juntou queda de neve. Vicissitudes à parte, os jogadores portugueses foram-se adaptando às circunstâncias e a reviravolta aconteceu.

Mas foi preciso suar as estopinhas até Portugal conseguir quebrar o complicado ferrelho defensivo imposto pela Ilhas Faroé. Só aos 36 minutos é que Fábio Silva estabeleceu o empate, ele que já atirara uma bola ao poste.

Na segunda parte, após mais uma bola ao ferro, desta vez por Quenta, deu-se a reviravolta, já na parte derradeira do encontro. Aos 87 minutos, na sequência de um canto executado por Mateus Fernandes, a bola cabeceada por Gabriel Brás encontrou as redes contrárias. Dois minutos volvidos, Paulo Bernardo, num inspirado lance individual, fez o 1-3 definitivo.

Está carimbado o passaporte para a fase final do Campeonato da Europa de sub-21, que está marcada para Junho, na Eslováquia. É a terceira vez consecutiva que Portugal passa a fase de Grupos, a 12ª no seu invejável historial. Antes disso, a nossa selecção defronta Andorra, no último jogo do Grupo. É no dia 15.

O caminho até aqui não esteve isento de contrariedades, mas os nossos Sub21 alcançaram o primeiro lugar do Grupo G. Em nove jogos, perderam apenas uma vez, com a Grécia (1-2). Para a posteridade ficam oito vitórias, 31 golos marcados e cinco, apenas cinco, sofridos.

Aqui está o percurso triunfal: 3-0 contra Andorra (casa); 5-0 à Bielorrússia (fora) e 6-1 (casa); 2-0 com a Grécia (casa); venceu por 4-0 as Ilhas Faroé (casa) e 3-1 (fora); com a Croácia venceu 5-1 (casa) e 2-0 (fora). A única derrota foi com a Grécia por 1-2 (fora).