A história da edição deste ano da Milha Internacional de Berango, em Espanha, conta-se de uma penada. Na prova masculina, o algarvio Isaac Nader fez-se à pista ombreando com atletas olímpicos e com a elite do meio-fundo espanhol.
Isaac Nader ganhou não por falta de oposição, que a teve à séria. O mérito vai todo para a entrega e empenho do português, que venceu a corrida pela quinta vez consecutiva, com o tempo de 4m 11s, batendo o seu anterior recorde em menos três segundos.
A dada altura da prova, o campeão espanhol na distância Abderrahman El Khayami assumiu luta aguerrida com Nader, mas este soube esperar pelo momento certo para desferir o golpe de misericórdia ao seu oponente directo, numa espectacular arrancada final que arrumou a questão. O etíope Abdisa Fayisa Gutama, campeão do mundo de sub-20, foi terceiro, com mais um segundo.
A prova feminina ficou por conta de Salomé Afonso, também ela repetente em matéria de vitórias em Berango – e já vão três!. Cortou a meta em primeiro lugar com 4m53s, um segundo mais em relação à sua vitória do ano passado. Esther Guerrero, segunda, fez 4m56s, tempo igual a Águeda Marqués, a terceira classificada.
Não se pense que a Salomé teve tarefa facilitada. Pelo contrário, é importante que se diga que estiveram em prova quatro atletas com registo de marcas abaixo dos quatro minutos nos 1500m. A luta foi renhida quase até ao final, até a atleta portuguesa suplantar as demais com um sprint final vigoroso.
Fotos: Juan Antonio Fernández/CO Portugal