Início DESTAQUE Junta de Sintra disponibiliza autocarros para jogos da Taça de Portugal 

Junta de Sintra disponibiliza autocarros para jogos da Taça de Portugal 

88
Paulo Parracho: «As equipas terem de jogar fora dos seus estádios retira toda a mística e entusiasmo a estes jogos da Taça de Portugal» DR

Duas equipas de Sintra concentram atenções máximas na terceira eliminatória da Taça de Portugal. O Sintrense recebe, na Amadora, o FC Porto, no próximo domingo (17h00), enquanto o 1.º Dezembro joga, em Massamá, com o SC Braga, no sábado, às 17h30. JORNAL DESPORTIVO falou com Paulo Parracho, presidente da União de Freguesias de Sintra, a propósito de dois autocarros de 50 lugares terem sido colocados à disposição dos adeptos dos dois clubes sintrenses. Além deste tema, JORNAL DESPORTIVO aproveitou ainda a oportunidade para questionar Paulo Parracho sobre outros temas ligados ao desporto sintrense.

– Como surgiu a ideia do transporte de adeptos para os dois jogos da Taça de Portugal?

– Esta é uma ajuda extraordinária, devido à importância dos jogos e, sobretudo, pelo facto de a Federação impor condições de segurança. Lotação e iluminação que os estádios do 1.º Dezembro e do Sintrense, infelizmente, não dispõem. Como tal, para facilitar os acessos dos adeptos com maiores problemas de locomoção ou mobilidade, a Junta de Freguesia disponibilizou dois autocarros para o efeito, compensando (se é que é possível compensar) a tristeza manifestada por muitos adeptos do Sintrense e do 1.º Dezembro por não poderem ver jogos com equipas tão importantes nos seus próprios estádios.

– É habitual ajudarem os clubes desta forma?

– Habitualmente, a União de Freguesias de Sintra apoia o transporte de equipas desportivas no seu próprio autocarro. No entanto, a legislação não permite que esse apoio seja concedido a equipas profissionais (SAD). Beneficiam desse apoio as equipas do Sporting Lourel, Sintrense futebol feminino, 1.º Dezembro juniores, bem como as equipas de hóquei em patins do Nafarros, HC Sintra, judo do Sintrense, Academia Filipa Cavalleri e de Patinagem da Sociedade da Várzea de Sintra.

– Qual a importância destes jogos para Sintra?

– Esta é uma freguesia que, pela sua dimensão, tem uma grande riqueza desportiva, sendo a única do País, com duas equipas nos campeonatos seniores e, claro na Taça de Portugal, duas equipas seniores de hóquei em patins, duas equipas de patinagem artística, vários clubes de ginástica, dois clubes com atletas medalhados, etc.

– Qual o significado das visitas do SC Braga e FC Porto a equipas de Sintra?

– São muito importantes para a valorização e destaque de clubes como o 1.º Dezembro e Sintrense, mas o facto de ambas a s equipas terem de jogar fora dos seus estádios por regras absurdas estipuladas pela FPF, retira toda a mística e entusiasmo que estes jogos da Taça de Portugal poderiam merecer. Assim, a chamada Festa do Futebol sai completamente desvirtuada. Todos já vimos o SC Braga e Sporting a jogar em São Pedro de Sintra sem qualquer incidente ou problema, já vimos o FC Porto a jogar em Pêro Pinheiro, também com uma grande festa e é triste que o mesmo não se repita.

– Como está o desporto em Sintra?

– Infelizmente, o segundo maior concelho do País não dispõe de uma infraestrutura com todas as condições para acolher jogos deste calibre. Algo que deveria ser ponderado por quem de direito…