A boa nova é avançada pela sociedade que gere monumentos e parques históricos. A Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão de «melhor destino cultural» do mundo, nos World Luxury Travel Awards 2024.
Numa nota, a PSML considera que o galardão, anunciado em Belfast, na Irlanda do Norte, reconhece o papel da sociedade de capitais públicos «na conservação, valorização e divulgação dos mais importantes valores patrimoniais que constituem a Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1995».
A conquista do prémio «atesta a qualidade da experiência de visita» aos onze parques e monumentos que a empresa tem ao seu cuidado, nos quais se incluem o parque e Palácio Nacional da Pena, de Sintra e de Queluz ou o Convento dos Capuchos.
Os nomeados para as 146 categorias dos World Luxury Travel Awards são selecionados por um júri independente, cujas escolhas partem da avaliação efetuada por quem visita os locais, tendo em conta critérios como, a excelência do serviço, a atenção ao detalhe, a eficiência, entre outros, e na votação ‘online’ participam profissionais da indústria do turismo e público em geral.