Início destaque Rúben Amorim: «Esta decisão custa-me mais a mim do que a qualquer...

Rúben Amorim: «Esta decisão custa-me mais a mim do que a qualquer adepto»

65
Rúben Amorim: «Apareceu um clube que sabia que se rejeitasse, daqui a sete meses não o iria ter» DR

Prometido é devido. Tal como prometera na véspera, Rúben Amorim esteve na sala de imprensa para desvendar o fim da tão badalada novela do «sai-não-sai», «fica-não fica» no Sporting. E a novela teve o final esperado. Rúben Amorim vai para o Manchester United liderar o histórico clube onde jogam os compatriotas Bruno Fernandes e Diogo Dalot.

– Ponto final em todas as dúvidas. Futuro está definido?

– Sim! O United bateu valores acima da cláusula de rescisão e o presidente defendeu os seus interesses. Nunca me meti, nunca discuti nada com o presidente e depois a negociação chegou até mim. No início desta temporada falei com o presidente e com o Hugo Viana e disse que acontecesse o que acontecesse seria a minha última época no Sporting.

– Fez algum pedido ao United?

– O único que fiz foi que fosse para Manchester no final da época, estive três dias a pedir e foi-me dito que não era possível, que era agora ou nunca ou,então, avançariam para outra pessoa. Esta decisão muda radicalmente a minha vida. Já tive outras ocasiões para sair, não é a primeira nem segunda vez que tenho a minha cláusula paga por um clube. Agora chegou o quinto ano e tive de fazer uma escolha. Não queria outro clube, a seguir ao Sporting queria aquele clube (United). Queria aquele contexto porque o clube acredita em mim daquela maneira, como aconteceu com o Sporting. Esta decisão custa-me mais a mim do que a qualquer adepto.

– Foi um processo confuso?

– Bom, há um contrato, há cláusulas e há situações desportivas para salvaguardar os interesses de cada um. Sem me fazer de coitadinho, a única pessoa que está na zona morta sou… eu. Eu nunca pude dizer nada mais cedo, senão diria… Apareceu um clube que eu sabia que se rejeitasse, daqui a sete meses não o iria ter. Poderia sentir um arrependimento que acho que seria difícil de lidar.

– Ter esclarecido a sua situação deixa-o aliviado?

– Sim, sem dúvida. Vou mais descansado para casa porque já expliquei o que tinha de explicar. Dei tudo o que tinha pelo clube, custa-me muito sair do Sporting, clube onde estou muito confortável e sou muito feliz. Adoro o Sporting. A minha escolha foi sair porque me foi dito que era agora ou nunca.

– Vai levar algum jogador para Manchester?

– No mercado de inverno não vou levar nenhum jogador… Gyokeres? 100 milhões é muito dinheiro…

Frederico Varandas: «Respeitamos                a decisão de Rúben Amorim»

Frederico Varandas esteve na conferência de Imprensa do técnico de 39 anos, concordou com o discurso de Rúben Amorim e não confirmou o nome de João Pereira de quem será o sucessor.

– Confirmo que no final da época passada e no início desta época que era altura de terminar o ciclo de cinco anos, que considerou que estava desgastado, e nós começámos, então, a preparar o futuro. Obviamente que a chegada do United não era o que queríamos e a decisão do treinador foi outra, foi de achar que era o momento de ir e nós respeitámos e respeitamos, apenas antecipámos o que estava preparado. Rúben Amorim era a nossa peça-chave.

– Para quando o anuncio do novo treinador?

– Será anunciado a 11 de novembro.