Início DESTAQUE Oficial: João Pereira sucede a Amorim

Oficial: João Pereira sucede a Amorim

80
Imagem: Sporting CP

É oficial. João Pereira é o novo treinador do Sporting e sucede a Rúben Amorim, que se despediu no domingo do comando técnico dos leões com uma vitória por 4-2 frente ao Sporting de Braga. Terá como um dos adjuntos o Luís Neto, ex-jogador do clube leonino.

João Pereira foi apresentado na manhã desta segunda-feira como treinador do Sporting. O contrato é válido até 2027 e «tem uma cláusula de rescisão alta», segundo adiantou o presidente Frederico Varandas.

– Qual a primeira reação à promoção à equipa principal?

– É um orgulho ser apresentado como treinador do Sporting. Deixo uma palavra de agradecimento ao Ruben por tudo o que fez pelo futebol português, e, principalmente, por tudo o que fez pelo Sporting. Deixa um legado, e não foram só vitórias. É a união que criou no seio da família sportinguista. Quanto ao futuro… Esta posição traz-me uma grande responsabilidade, que vem de mãos dadas com uma grande ambição e vontade de fazer do Sporting um clube vencedor e de futuro. Aos nossos adeptos, gostaria de pedir que continuem a apoiar a equipa como têm feito, porque, a caminharmos juntos, estaremos sempre mais perto da vitória.

– Qual o grande objetivo?

 Quero corresponder com mais títulos, porque o Sporting merece. O Sporting deu-me muita coisa, permitiu-me ir à seleção, fazer uma transferência para um dos melhores campeonatos do mundo, voltar a casa duas vezes, e só correspondi com dois títulos. Esse campeonato foi-me mais oferecido do que o mérito que tenho. É uma mágoa que tenho.

– Ao que deve a entrada de Luís neto na equipa técnica?

– Fui eu que pedi ao presidente e ao Viana, pela experiência que tem e porque é um elemento em que deposito bastante confiança. Vai ter um papel fundamental no dia a dia do clube. Pode ajudar em muitos campos, traz outra experiência. Vai ser muito importante para Sporting.

– Saída de Rúben deixa marcas?

– Foram quatro anos e meio de uma liderança, onde o Ruben foi buscar vários dos jogadores, desenvolveu uma grande relação com todos eles. A minha relação com eles não vai ser igual, mas vai evoluir. Se continuarmos a ganhar, com certeza, vão ter em mim a confiança que tinham no mister Amorim.

– Como era a relação com Rúben Amorim?

– Era muito comum, porque temos muitos jogadores a treinar em ambas as equipas. Havia uma comunicação limpa e clara, porque o Ruben não queria estragar as dinâmicas e a preparação dos jogos da equipa B, tinha muito cuidado com isso. Quanto ao cunho que vamos tentar implementar, vai ter de ser com calma, paciência.