Início Andebol De Cascais à Amadora: Poucos clubes nos Nacionais de Andebol

De Cascais à Amadora: Poucos clubes nos Nacionais de Andebol

87

Basta somar um mais um para se chegar à conclusão que o andebol é um parente pobre seja nos concelhos de Sintra ou Amadora seja nos vizinhos Cascais e Oeiras. Nos Nacionais a visibilidades dos clubes desses municípios é praticamente nula.

Nula não será o termo certo. Faça-se justiça. É de louvar o esforço do Estrela da Amadora, com a sua equipa masculina a revelar-se séria candidata à subida de divisão. Este fim de semana, ao oitavo jogo da II Divisão, Zona 3, a equipa amadorense, ainda líder, perdeu a invencibilidade (28-36) perante o Benfica B, que agora a segue, na segunda posição, com menos um ponto.

Digno de menção é também o Atlético Cacém, clube que discute os nacionais tanto masculinos como femininos. No primeiro caso, a equipa milita na III Divisão, Zona 4, e ao cabo de quatro jornadas soma uma vitória, um empate e duas derrotas. Na próxima ronda, dia 23, a equipa está de folga. O grupo é liderado pelo Oriental, com quem o Cacém irá jogar a 7 de Dezembro.

Como já assinalado, o At. Cacém tem igualmente um colectivo feminino, este ano inserido na Zona 1 da II Divisão, onde também consta a SIM Porto Salvo (foto), campeonato esse que ainda não começou. O pontapé de saída, passe a expressão, acontece no último dia de Novembro, com o jogo precisamente entre aquelas duas equipas, no reduto do Cacém.

Entretanto, tanto as atletas do Cacém como as do Porto Salvo estiveram envolvidas na Taça de Portugal. Na 1ª Fase, no Grupo 8, o Cacém averbou um empate (16-16) com o Cister SA, e uma derrota, pesada (8-31), frente ao AR Porto Alto.

Por seu turno, a formação de Porto Salvo, no Grupo 9, teve uma derrota (24-36) face ao Benfica B, e uma vitória (35-20) na deslocação a casa da Ass. Andebol 1932 (Carnaxide). Nem uma nem outra equipa passaram aos 16Avos, fase que se realiza a 21 de Dezembro. Na edição anterior, o troféu foi para o Madeira SAD, que bateu na final o Benfica (36-34).