Início destaque Chegou ao fim a maratona de dois meses de futsal

Chegou ao fim a maratona de dois meses de futsal

103
Camponeses sagram-se campeões de seniores DR

Chegou ao fim mais uma edição da Taça Barnabé-2024, que levou às freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar a alegria e a competitividade salutar durante dois meses. As grandes finais realizaram-se no Pavilhão Gimnodesportivo do Grupo Desportivo e Recreativo «Os Lobinhos», em Vale de Lobos.

Foram duelos de intensa luta, mas sempre dentro das regras e do fair-play, pois acabam por ser todos vizinhos, amigos, conhecidos, pois há pessoas que têm um familiar a jogar no clube da sua aldeia, mas têm dois ou três amigos que jogam nos clubes rivais, o que acaba por criar um ambiente de alegria e boa disposição.

Mas como há uma competição e troféus para levar para casa, temos de destacar os clubes que mais sobressaíram, e à cabeça está a UDR Sabuguense.

Não ganhou a categoria principal (aí foi «Os Camponeses» D. Maria), mas disputou quatro finais, conquistou 3 títulos e apresentou excelentes equipas de futsal, que encantaram milhares de simpatizantes.

Uma palavra ainda para a SR «Os Alegres» de Maceira, que foram a única equipa que conseguiu travar o Sabuguense nas finais e, por isso, também têm um lugar de destaque na edição deste ano.

Uma palavra final para a excelente organização dos clubes que tiveram o importante apoio da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, e para o ambiente que se viveu nas bancadas, sempre lotadas, mas em excelente comunhão.

«Os Camponeses» campeões de seniores

«Os Camponeses» D. Maria foram os grandes campeões da Taça Barnabé 2024 (escalão III – Seniores). Tal como os escalões Femininos e II, esta competição foi disputada no sistema eliminatórias, depois de uma 1.ª Fase em formato «Round Robin».

Depois de umas meias-finais, onde todas as formações mostraram vontade de marcar presença na Final, os melhores acabaram por ser «Os Camponeses» e a SR «Os Bem Entendidos» de Albogas.

Desta vez, sem a URD Sabuguense a disputar o título (foi a única final que o clube não disputou), as formações de D. Maria e Albogas protagonizaram um duelo impróprio para cardíacos, com o resultado a pender para os lados dos «agricultores» por um golo de diferença.

Quem esperava uma «chuva de golos», saiu naturalmente defraudada, mas o 2-1 no placard final espelha bem aquilo que se passou dentro das quatro linhas.

Na véspera, disputou-se o jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, mas desta vez a equipa de D. Maria, neste caso «Os Saloios», não conseguiu levar de vencida a equipa do Morelena, que assim conquistou a «medalha de bronze».

Em termos individuais, o prémio de melhor marcador foi para Manuel Pinto (SR «Os Bem Entendidos» de Albogas), com oito golos.

DR

UDR Sabuguense foi mais forte em juniores

A União Desportiva e Recreativa Sabuguense conquistou a Taça Barnabé 2024 no escalão II – Juniores. Tal como os escalões femininos e III, esta competição foi disputada no sistema eliminatórias, depois de uma 1.ª Fase em formato «Round Robin».

Depois de umas meiar-finais, onde todas as formações mostraram vontade de marcar presença na final, os melhores acabaram por ser UDR Sabuguense e SRD Aruilense.

E, mais uma vez, como já tinha acontecido nos escalões Escolinhas e Femininos, a equipa de Sabugo voltou a levar a melhor, derrotando os «Vizinhos» de Aruil, por 3-1, num início de noite escaldante dentro do Pavilhão de Vale de Lobos.

Na véspera, disputou-se o jogo para determinar o 3.º lugar, entre SRD Negrais e «Os Camponeses» D. Maria, com vitória para a formação de Negrais, por 4-1.

Em termos individuais, o prémio de Melhor Marcador foi João Moura (Os Camponeses D. Maria), com nove golos.

«Os Alegres» ganham no Escalão I

No Escalão I – Infantis a Sociedade Recreativa «Os Alegres» de Maceira foi a equipa mais forte. Tal como o escalão Escolinhas, este troféu também foi disputado em forma de campeonato (ou Liga), apesar do jogo entre o UDR Sabuguense e a formação de Maceira ser uma autêntica final, pois quem ganhasse levaria o troféu para casa.

Numa tarde de sábado bem animada, apesar do frio que se fazia sentir, os maceirenses foram mais fortes e acabaram por vencer o encontro por 5-1, somando assim 15 pontos em 15 possíveis.

Atrás ficaram UDR Sabuguense, com 12 pontos, SR Morelena (com 9), SRD Aruilense (com 6), SRD Negrais (com 3) e «Os Camponeses» Dona Maria, sem nenhum ponto somado.

O Melhor Marcado foi Vasco Farinha («Os Alegres» de Maceira), com sete golos apontados em cinco jogos.

DR

UDR Sabuguense vence em femininos

A União Desportiva e Recreativa Sabuguense foi a grande campeã da Taça Barnabé 2024 (escalão Femininos), que terminou no passado dia 16 de Novembro, no Pavilhão Gimnodesportivo do Grupo Desportivo e Recreativo «Os Lobinhos», em Vale de Lobos.

Depois de umas meias-finais bem disputadas e com incerteza no marcador até aos minutos finais, o Sabuguense e o Camponeses de D. Maria apuraram-se para a final.

Aqui, as senhoras de Sabugo foram as mais fortes e venceram o desafio por 4-2, para gáudio dos apoiantes da pequena localidade do concelho sintrense, que já tinham festejado a conquista do troféu das Escolinhas.

Na luta pelo terceiro lugar, disputado na véspera, a Liga dos Amigos de Covas de Ferro derrotou o Clube Desportivo Almornense, por 2-1, depois de um empate a 1 golo no final do tempo regulamentar.

Quanto ao troféu de Melhor Marcadora, a vencedora foi Ana Pires (UDR Sabuguense), com sete golos, podendo dizer que a formação de Sabugo dominou em toda a linha.

DR

UDR Sabuguense levanta troféu em escolinhas

A União Desportiva e Recreativa Sabuguense foi a equipa mais forte em Escolinhas. Com tudo ainda para discutir na 4.ª e derradeira jornada deste escalão, apesar da equipa de Sabugo estar na liderança isolada, os dois jogos do Grupo A (Grupo Ouro) foram muito disputados e com incerteza no marcador até aos minutos finais.

Já sem possibilidade de alcançar a vitória, o SRD Negrais entrou em campo, disposto a somar os primeiros pontos nesta fase final, mas encontrou pela frente um Montelavarense também com vontade de aumentar o seu pobre pecúlio de pontos obtidos (1 ponto).

Assim, apesar dos jovens de Negrais terem dado luta, o CF Montalavrenses levou a melhor e venceu por 6-0, deixando a discusão do troféu para o desafio entre o UDR Sabuguense e o SR «Os Alegres» de Maceira.

Nesta autêntica final, apesar do empate dar o título aos petizes de Sabugo, o Maceira acabou derrotado por 7-1, para natural tristeza dos maceirenses. Além do título para o UDR Sabuguense, o Clube Recreativo Império de Anços (vencedor do Grupo B) também leva para casa um prémio, desta feita individual, pois o melhor marcador do torneio foi Manuel Pedroso, com 25 golos.

João Pereira