Início DESTAQUE Janice Silva e Rui Pinto distinguidos com Prémio Prestígio Amadora Desporto-2024

Janice Silva e Rui Pinto distinguidos com Prémio Prestígio Amadora Desporto-2024

50
Jorge Andrade, Vítor Ferreira, Janice Silva, Rita Borralho e Paulo Guerra Imagem: CM Amadora

Janice Silva (futsal) e Rui Pinto (atletismo) receberam o Prémio Prestígio Desporto Amadora-2024. Rui Pinto, no entanto, não esteve na cerimónia, tendo sido representado por Paulo Guerra, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo. A 9.ª Gala, que decorreu no Cineteatro D. João V, homenageou atletas, treinadores, associações desportivas e demais agentes do desporto com percursos e resultados desportivos de mérito e dignos de destaque, alcançados durante a época desportiva de 2023/2024.

Num evento apresentado por Rita Borralho, antiga atleta olímpica, e Jorge Andrade, internacional português e antigo jogador do Estrela da Amadora, as grandes figuras da noite foram Janice Silva (futsal) e Rui Pinto (atletismo) que receberam o Prémio Prestígio Amadora Desporto-2024. Rui Pinto, no entanto, não esteve na cerimónia, tendo sido representado por Paulo Guerra, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

Jorge Andrade e Rita Borralho apresentar a Gala Imagem: CM Amadora

O presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vítor Ferreira, homenageou e enalteceu os feitos desportivos destes campeões nacionais, referindo que estes «são o espelho dos valores que queremos promover na nossa cidade: a dedicação, a resiliência, a superação e a vitória. São um exemplo para todos».

Vítor Ferreira: «Amadora atenta aos feitos dos nosso atletas»

Durante a sessão de abertura da cerimónia, Vítor Ferreira garantiu: «A nossa cidade continua muito atenta aos feitos dos nossos atletas, e esta gala visa reconhecer isso mesmo. Os triunfos lembram-nos que vale a pena continuar a apostar e apoiar os clubes e as associações, que ajudam a promover o desporto.»

O autarca destacou ainda que «o desporto é muito mais do que ser o mais rápido, o mais alto, o mais forte. É um fator de agregação e integração, ajuda na aprendizagem e no crescimento, incentiva a educação para a cidadania, promove a disciplina, o espírito e o trabalho em equipa e o respeito pelo outro».

Iniciativa promovida anualmente pela CM Amadora

Promovida anualmente pela Câmara Municipal da Amadora, esta iniciativa, além de exortar a importância do desporto em todas as suas vertentes e dimensões, pretende ser um momento de reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelos agentes desportivos do Município da Amadora – clubes, escolas ou outras instituições, atletas, técnicos, professores, dirigentes – integrados nos quadros competitivos do Desporto Federado (federações com estatuto de utilidade pública desportiva), Desporto Universitário, Desporto Escolar e Desporto Adaptado, que ao longo da sua vida e em particular em cada época, tenham tido um papel preponderante no panorama desportivo municipal, nacional e internacional, nomeadamente, tenham obtido classificações/resultados desportivos de excelência ou desenvolvido um trabalho de relevo e, desta forma, elevado o nome da Amadora.

Janice Silva, Vítor Ferreira e Paulo Guerra Imagem: CM Amadora

Janice Silva passeia classe no Benfica há dez temporadas
Nasceu na Amadora a 12 de junho de 1997 e é uma jogadora de futsal internacional portuguesa que joga na posição de ala.
Começou por jogar na sua cidade da Amadora pelo Clube Atlético de São Brás na época 2009/2010, tendo se transferido para o Sport Lisboa e Benfica ainda com idade júnior.
Desde o escalão júnior até à equipa principal representou o Benfica durante 10 temporadas, tendo realizado mais de 200 jogos oficiais.

Durante a sua primeira passagem pelo clube da luz, foi campeã Nacional seis vezes consecutivas, tendo marcado mais de 200 golos em jogos oficiais.

Na temporada 2021/2022, transfere-se para Itália, para representar o Città di Falconara Futsal, onde venceu todos os títulos em competição (Campeonato Nacional, Taça Italiana e Supertaça Italiana).

Na temporada (2022/2023), regressou ao clube da Luz, onde se sagrou campeã nacional nas épocas 2022/23 e 2023/24.
Já esta época venceu a Supertaça de Portugal ao serviço das encarnadas, batendo na final a equipa do Torrense.

81 vezes de quinas ao peito

Teve a sua primeira internacionalização no dia 19 de novembro de 2015, no jogo particular contra o Irão, sendo que representou a seleção Nacional de Futsal em 81 jogos e marcado 45 golos.
Participou nos recentes campeonatos da Europa de 2020, 2021 e 2023, tendo alcançado o brilhante 2º lugar no Europeu de 2022, realizado em Gondomar. Representou a seleção Nacional de Futsal igualmente no Mundial de 2015 realizado na Guatemala.

Rui Pinto foi representado por Paulo Guerra Imagem: FPA

Rui Pinto, o mais jovem campeão                                        de corta-mato desde 1975
Rui Pinto nasceu a 18 de novembro de 1975.
Rui Filipe Ferreira Pinto, o mais jovem (22 anos) campeão de Portugal de corta-mato das últimas cinco décadas (desde Anacleto Pinto em 1966), vinha somando títulos nacionais da especialidade desde os juvenis (2009), passando pelos juniores (2010 e 2011) e sub-23 (2013 e 2014).

Até que, em 2015, ganhou os crosses longo e curto, confirmando as qualidades que há muito se lhe viam e que ficaram bem espelhadas na medalha de bronze conquistada no Europeu de Juniores de 2010.

Aos 14 anos, depois de várias vitórias em campeonatos escolares, seguiu as pisadas de um colega que já praticava no clube e começou a somar êxitos e depressa esqueceu o futebol, que jogava como médio de uma equipa de Felgueiras, a sua terra. No seu primeiro ano a sério, foi logo vice-campeão nacional de juvenis de corta-mato, e depois, na pista, chegou a campeão nacional de juvenis e juniores de 3000 metros.

Nos anos seguintes, continuou a dominar por completo as provas de corta-mato e pista dos seus escalões. A nível internacional, foi o melhor europeu (9.º) nos 1500 m do Campeonato do Mundo de Juvenis de 2009 e confirmou-o logo a seguir ao ganhar a prova no Festival Olímpico da Juventude Europeia, um autêntico Campeonato da Europa de Juvenis. E, com idade de juvenil, foi 6º no escalão de juniores do Europeu de corta-mato (em 2009), chegando no ano seguinte à medalha de bronze.

Em 2011, ingressa no Benfica e, nessa mesma altura passou a ser treinado no Porto, pelo professor Paulo Colaço. Interrompeu os estudos (no 11.º ano), passando a dedicar-se em exclusivo ao atletismo.

Regressou a plano de evidência no Nacional de corta-mato, que voltou a ganhar, dois anos após a estreia. E na pista bateu os recordes pessoais de 1500 e 5000 m.

Rui Pinto, venceu cinco vezes (quatro consecutivas) a Corrida de São Silvestre da Amadora, sendo distinguido com um Troféu Rui Pinto, tendo sido o primeiro atleta a consegui-lo.

Troféu Amadora Desporto
Foram também entregues prémios a agentes com títulos nacionais ou internacionais como foram os casos de Troféus de Distinção, Troféus Amadora Desporto e menções honrosa.
Foram distinguidos atletas e outros agentes desportivos com ligação à Amadora que desenvolvem a sua atividade desportiva em clubes do exterior e que obtiveram resultados de excelência, na época transata à realização da Gala do Desporto.
Esta iniciativa, registe-se, contou com o apoio técnico da AGC- Amadora Gimno Clube.

Cineteatro D. João V recebeu festa do desporto da Amadora Imagem: CM Amadora