Início destaque Morreu Joaquim Chaves

Morreu Joaquim Chaves

121
DR

Morreu Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde. Referência incontornável na área da saúde em Portugal, Joaquim Chaves tinha 94 anos e a sua pegada ficará na história do setor médico e farmacêutico. Era avô de Joaquim Chaves, uma das grandes figuras do surf nacional.

A Joaquim Chaves Saúde, fundada em 1959, «opera exclusivamente no setor da saúde «contando com sete laboratórios, sete clínicas médicas, sete clínicas de radioncologia e 400 postos de análises clínicas, em todo o território nacional. Além dos serviços em Portugal, o grupo opera também um laboratório de análises clínicas em Moçambique.

«Dr. Joaquim Chaves foi uma referência incontornável na área da saúde e o seu nome e pegada ficarão na história do setor em Portugal. 65 anos depois da criação desta nossa família, deixa-nos a missão e responsabilidade de continuar a honrar o seu compromisso e os valores pelos quais sempre se pautou: ética, transparência, rigor, profissionalismo e dedicação», refere o grupo Joaquim Chaves Saúde.

Numa nota, a Ordem dos Farmacêuticos descreve Joaquim Chaves como «uma das maiores referências nacionais na área das análises clínicas e um empreendedor e precursor no desenvolvimento e modernização do serviço de análises clínicas em Portugal».

Joaquim Chaves era natural de Lisboa e licenciou-se pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 1958, concluindo, dez anos depois, a especialidade em análises clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos, refere a mesma entidade, sublinhando que a sua carreira profissional foi justamente reconhecida com a atribuição, em 2023, da Medalha de Honra.

«Fundou o Laboratório de Análises Clínicas Dr. Joaquim Chaves, em Mafra, em 1959, apostando sempre na inovação técnica e científica, na qualidade analítica, na automatização e na robótica hoje, o grupo Joaquim Chaves Saúde, com 65 anos de atividade, é um dos maiores operadores do setor das análises clínicas e um dos principais grupos nacionais da área da saúde, com serviços em múltiplas áreas e valências», enfatiza a Ordem dos Farmacêuticos.

O grupo 100% português, fundado em 1959, que opera exclusivamente na área da saúde, conta com sete laboratórios, aproximadamente 400 postos de análises clínicas, 14 clínicas médicas e de radioncologia e um fitness club, segundo a informação disponível no seu site, empregando um universo de 3.000 trabalhadores.

Joaquim Chaves foi, entre outros, sócio fundador da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos, em 1975, e no ano seguinte integrou a direção de Biologia Clínica da Federação Internacional Farmacêutica, refere ainda a Ordem dos Farmacêuticos indicando que a sua colaboração com a Ordem teve como ponto alto a presidência da secção regional do sul, entre 1980 e 1982, período em que visitou os laboratórios de análises clínicas de quase todo o país, numa altura em que se estabeleciam a primeiras convenções com os serviços médico-sociais e defendeu sempre o reconhecimento e a paridade dos farmacêuticos analistas clínicos com médicos patologistas.

As cerimónias fúnebres decorrem esta quarta-feira pelas 18 horas, na Basílica da Estrela, e o funeral realiza-se no dia seguinte pelas 15h00. A família e Amigos JORNAL DESPORTIVO endereça as mais sentidas condolências.