Início destaque Pré-triagem telefónica para grávidas antes de recorrerem às urgências arrancou esta segunda-feira

Pré-triagem telefónica para grávidas antes de recorrerem às urgências arrancou esta segunda-feira

26
DR

As grávidas da Região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo o Hospital Distrital de Leiria, terão de ligar para a Linha SNS Grávida antes e irem às urgências a partir desta segunda-feira. O projeto-piloto, que poderá depois estender-se a todo o País, abrangerá ainda outros hospitais de diferentes regiões que manifestem interesse em participar, desde que preencham determinados requisitos.

O restante calendário ainda está a ser definido e será oportunamente divulgado. Serão colados cartazes à porta das urgências de Obstetrícia e Ginecologia a informar desta necessidade de pré-triagem telefónica, indicando que apenas serão atendidas situações urgentes e exemplos concretos desses casos que podem ocorrer durante a gravidez, nas primeiras seis semanas após o parto ou em qualquer altura da vida.

A pré-triagem telefónica deverá ser feita preferencialmente por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica, indica a portaria, acrescentando que os hospitais usarão os mesmos algoritmos da Linha SNS Grávida/Ginecologia na triagem presencial da urgência, que prevalecerá sobre a triagem telefónica.