O título deste artigo tem em conta o histórico deste ano das diferentes Taças de futebol feminino sénior. A cidade da Amadora tem na equipa feminina do Damaiense uma referência grande a nível nacional. O mesmo se pode dizer do Estoril Praia.
Numa altura em que a Supertaça já está resolvida, restam duas outras taças, a Supertaça Vodafone e a Taça da Liga Placard. Veja-se então o que de mais relevantes aconteceu nas provas citadas… e o que se segue.
Supertaça Vodafone
Em Agosto último jogou-se a Final da Supertaça Vodafone. Sporting e Benfica disputaram o Troféu e a vitória acabou por sorrir às leoninas por 2-1. O Damaiense, que nas meias-finais tinha sido afastado pelo Benfica nas grandes penalidades, arrebatou o 3º lugar ao vencer o Racing Power FC (eliminado pelas sportinguistas) por 2-1.
Taça da Liga Placard
Na 1ª Fase da prova o Estoril Praia não conseguiu superiorizar-se ao Marítimo. Os ilhéus ganharam o primeiro encontro, disputado no Funchal, e impuseram um empate 1-1 na 2ª Mão.
Com o Estoril fora de circulação, nos Quartos-de-Final (ver calendário) temos o Damaiense a tentar a passagem às Meias-Finais. Em casa, perdeu com o Sp Braga 1-2 o que complica as contas. Mas a reviravolta no segundo jogo, em Braga, não está fora da equação. Os jogos desta fase estão agendados para 15 de Janeiro.
Quartos-de-Final
SC Braga – Damaiense
Marítimo – Benfica
Valadares Gaia – Sporting CP
Torreense – Racing Power FC
Taça Portugal
1ª Pré-Eliminatória
Nesta fase houve fartura de golos. O Real SC cilindrou o Vitória P. Pedra por 14-0, e o Sintrense também não se fez rogado aplicando 11-1 ao Arsenal 72.
1ª Eliminatória: Sintrense ficou de fora na 1ª eliminatória por derrota frente ao Ferreiras (3-4). Assim como o Estrela da Amadora, derrotado na visita ao Ponte Frielas (0-1), e também os Leões Porto Salvo, na recepção ao A-dos-Francos (0-3). Pelo contrário, na mesma eliminatória, o Real SC não teve qualquer dificuldade em despachar o Porto Salvo com uma dúzia de golos sem resposta.
2º Eliminatória: O Real SC novamente em alta desta vez como uma vitória por 2-0 na deslocação ao campo da AD Pastéis, da Covilhã.
3ª Eliminatória: Damaiense entrou em grande na Taça com um 10-0 frente ao Averomar. Menos sorte teve o Real SC na disputa com o Gil Vicente, o qual venceu a partida pela margem mínima (1-0).
4ª Eliminatória: A Taça regressa a 15 de Fevereiro do ano que vem. Nesta fase vão estar em competição 16 equipas, entre elas a nata do futebol feminino nacional. Falamos do Benfica, primeiro na Liga BPI, Braga (2º), Sporting (3º), Torreense (4º) e por aí fora.
Isto para salientar que o Damaiense continua na luta e, arriscando fazer futurologia, parece com condições para ultrapassar o adversário que lhe ditou o sorteio, em teoria mais modesto. O jogo, o único marcado para 16 de Fevereiro, é na Damaia, com o Fut. Benfica, da II Divisão, como visitante.
Depois de uma vitória por 2-1 com o GD Ilha, na 3ª Eliminatória da prova, o Estoril Praia prepara-se para em Fevereiro enfrentar o Valadares Gaia, com quem perdeu 0-2 para a Liga BPI. A equipa canarinha encontra-se em zona de despromoção, enquanto que o Valadares está instalado no meio da tabela.
Jogos da 4ª Eliminatória
15.2.25
Sporting – Marítimo
Benfica – Racing Power FC
Gil Vicente – SC Braga
Feirense – Rio Ave
Clube de Albergaria – Torreense
Valadares Gaia – Estoril Praia
Vitória SC – UD Leiria
16.2.25
Damaiense – Fut. Benfica