O Sporting bateu o Benfica, por 1-0, e saltou para a liderança da Liga à passagem da 16.ª jornada. Uma arrancada da esquerda protagonizada por Viktor Gyokeres e o passe com régua e esquadro para o remate fatal de Geny Catamo foram determinantes para o resultado final e para a conquista dos três pontos.
Com esta vitória os leões do estreante Rui Borges festejam a Passagem de Ano na liderança da Liga de braço dado com o FC Porto e com mais dois pontos que o Benfica. Geny Catamo, eleito melhor jogador em campo, marcou o golo que funcionou como tónico para a entrada em 2025.
Ainda com a sombra de João Pereira a sobrevoar Alvalade, Rui Borges, em três dias, encontrou o antídoto para abater as águias e recuperar a «avalanche» ofensiva do Sporting dos tempos de Rúben Amorim, com recurso a um 4x4x2 com Viktor Gyokeres e Francisco Trincão a fazer dupla na frente, e Geny Catamo e Geovany Quenda a alimentar as alas.
Os leões deram o primeiro sinal de aviso logo ao segundo minuto, quando Diomande atirou à malha lateral. Seguiram-se duas intervenções determinantes de Anatoliy Trubin, primeiro, a agarrar um remate forte de Francisco Trincão, e, depois, a fazer a «mancha» ao que parecia ser golo certo do endiabrado Geovany Quenda.
Com o Benfica encostado às cordas, foi com naturalidade que, à passagem dos 29 minutos, houve festa no esgotado Estádio de Alvalade. Gyokeres recebeu a bola, foi à linha e cruzou rasteiro para o pé esquerdo de Catamo.
Claramente insatisfeito com o que estava a ver, Bruno Lage mexeu, ao intervalo, retirando Florentino Luís para lançar Leandro Barreiro, na tentativa de vencer o duelo no meio-campo, que foi claramente perdida durante a primeira parte.
A alteração abanou o jogo e o Benfica ameaçou o empate quando Alexander Bah desferiu um cruzamento traiçoeiro, que só não deu golo porque Franco Israel estava atento.
Naquela que terá sido a melhor oportunidade do Benfica, Zeki Amdouni, aos 61 mintos, pressionado por Jeremiah St. Juste, atirou centímetros acima da baliza. Sete minutos depois, Otamendi foi às alturas cabecear à malha superior. Nos instantes finais, também os leões podiam ter acabado com o jogo, mas o marcador não voltou a mexer.
Com este triunfo, o Sporting passa a somar 40 pontos e recupera a liderança da I Liga, de braçço dado com o FC Porto, que já no sábado despachou o Boavista, por 4-0. Já o Benfica, caiu da liderança para a terceira posição, com 38 pontos.