Abriu hoje ao público no Mercado de Oeiras, e prolonga-se pelo fim de semana, a Feira do Fumeiro – Promoção Gastronómica e Mostra de Artesanato do concelho de Vinhais. Naquela que é a 26ª edição do evento, durante três dias, em Oeiras os petiscos transmontanos não vão faltar, enquanto que no ar os fortes aromas dos enchidos serão convite irrecusável para a mesa.
No que a comida diz respeito é conveniente salientar os expositores de fumeiro, onde a alheira de Vinhais é rainha e senhora, mas também o pão e o folar, assim como o vinho e o azeite. Um restaurante tipicamente transmontano tem ementa de almoço e jantar.
Como cultura é mais do que gastronomia, também a música e a dança imporão a sua magia. Pauliteiros, cavaquinhos, concertinas, gaitas de foles far-se-ão ouvir pelo mercado e arredores.
Hoje ainda, ao serão, actua o grupo Concertinas Cant-o-eiras, havendo ainda espaço para uma sessão de Contos À Lareira. No Sábado haverá outro momento para se escutar histórias de outros tempos, mas só à noite, pelas 22h00. Antes disso, após o almoço, haverá desfile dos Caretos de Ousilhão, às 15h00.
O cartaz é extenso e nele constam as Concertinas da Casa do Povo de Castro Daire e os Cavaquinhos da Casa do Concelho de Ponte de Lima, isto por volta das 16h00. Destaque também para os Pauliteiros de Miranda, às 18h00.
No Domingo, pelas 11h00, os Gaiteiros de Zido alegram a manhã. Às 15h00, os Caretos de Ousilhão voltam a desfilar, e os Pauliteiro reincidem com as suas danças poderosa. Os Cavaquinhos de Castanheira de Pêra e o Rancho Folclórico Flores das Beiras encerram o programa. Após o jantar, as festividades encerram pelas 22h00.
A Feira do Fumeiro resulta de um trabalho conjunto entre o Município de Oeiras com o Município de Vinhais e a Associação Casa do Concelho de Vinhais, em Paço de Arcos.