
Sensacional! Carolina Duarte (JOMA) sagrou-se campeã do mundo de atletismo dos 400 metros T13 (deficiência visual), com o tempo de 57.08 segundos! A atleta da Juventude Operária Monte Abraão, de 35 anos, assinou em Nova Deli (Índia) uma prova extraordinária com tremenda determinação e um enorme espírito de superação. Carolina Duarte em momento algum vacilou e escreveu o seu nome na galeria das melhores do mundo!

“Estou superfeliz! Sou campeã do mundo. É a primeira vez que conquistei o ouro mundial que é a maior ambição de um atleta. Adorei estar na final, experiência excelente, É fantástico ter toda a equipa a puxar por mim, é um sentimento inesquecível”, revelou Carolina Duarte, acrescentando: «Faço atletismo há 21 anos. Os bons resultados não acontecem do nada, não são obra do acaso. Temos de acreditar sempre, não há impossíveis. Estou muito feliz pela minha caminhada.»

A excelente participação nacional não se ficou por Carolina Duarte, além do ouro da atleta do JOMA, Miguel Monteiro conquistou a prata no lançamento do peso na classe F40 (atletas de baixa estatura) e Sandro Baessa, nos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual) e Mamudo Baldé nos 100 metros T54 (cadeiras de rodas), conquistaram o bronze.
Já no salto em comprimento T20, Ana Filipe obteve o 7.º lugar com um salto de 5,33 metros, a sua melhor marca da época, enquanto Tatiana Couto ficou no 12.º lugar, com 5,01 metros.
O atletismo português adaptado atravessa assim um momento de grande vitalidade, fruto do trabalho estruturado, dedicação dos atletas e aposta firme no desenvolvimento da modalidade. Os recentes resultados enchem de orgulho a comunidade desportiva e todo o país, antevendo um futuro ainda mais promissor para a seleção nacional.









