Início DESTAQUE Fundação Benfica apresenta o 1904 Benfica Hotel

Fundação Benfica apresenta o 1904 Benfica Hotel

34

O novo 1904 Benfica Hotel só irá ser inaugurado em Janeiro, mas nos primeiros dias já poderá ter alguns serviços em pleno funcionamento.

A abertura estava prevista para acontecer neste mês, mas o atraso nas obras vai permitir que o novo Presidente do Benfica inaugure uma infraestrutura começada pelo seu antecessor.

No entanto, depois da 1ª Volta das eleições no clube “encarnado” o antecessor até pode ser o “senhor” que se segue, pois o atual Presidente (Rui Costa) venceu o ato eleitoral, mas sem a maioria absoluta, o que o obriga a disputar uma 2ª Volta frente a João Noronha Lopes, 2º classificado do referido evento.

Por falar em Rui Costa, foi ele que a 17 de Março de 2023 assinou um acordo de parceria entre a Fundação Benfica, a FHL Hotels e a Feelslikehome para reabilitarem a antiga sede do clube (situada na Rua Jardim do Regedor) e transformá-la num luxuoso hotel.

O 1904 Benfica Hotel tem como objetivo principal proporcionar um serviço de alojamento luxuoso no meio da história do Benfica, pois cada quarto tem à porta um nicho com uma foto do jogador e um objeto específico desse jogador (camisola ou outro acessório).

No Piso 1 podemos encontrar o Restaurante e uma sala multiusos, que tanto poderá ser usada pelos hóspedes como pelo clube, neste caso em eventos específicos (conferências de imprensa, festas, galas, etc.).

No mesmo piso, há um bar a imitar os pubs ingleses dos anos 90 e decorado com imagens de antigos atletas para além de uma representação do emblema do clube em ponto grande no teto do espaço.

Os últimos dois andares foram acrescentados ao edifício original, para o hotel ter mais capacidade de alojamento e poder proporcionar aos mais endinheirados suítes com vista para o Castelo de São Jorge e as Portas de Santo Antão”.

Segundo a GV+Arquitectos, responsável pela obra, explica que “a identidade do edifício precisava de ser preservada; era essencial manter o espírito do passado que marcou gerações de benfiquistas; mantivemos as linhas originais e introduzimos elementos subtis de modernidade, criando um espaço acolhedor que celebra o passado, mas convida ao presente”.

Em relação ao Bar, “o desafio era criar um ambiente que respirasse tradição e que houvesse a história do clube; projetamos um bar intimo e icónico, decorado com fotografias de momentos marcantes e um teto onde o emblema do Benfica toma o protagonismo; um espaço pensado para conectar emoção e design”.

Nos corredores que dão para os Quartos, “cada detalhe foi concebido para refletir a memória benfiquista; criamos nichos personalizados junto às portas, onde objetos do passado e do presente contam histórias; cada Corredor é um convite a mergulhar na identidade e na essência do clube”.

Nos dois últimos andares, “o desafio foi criar algo novo, sem esquecer o contexto histórico; desenhámos espaços amplos e contemporâneos, com vistas incríveis para o Castelo de São Jorge e para a Rua das Portas de Santo Antão; um encontro entre a Lisboa histórica e o ritmo vibrante da cidade”.