"Altíssimo", no Cacém

O maior ginásio de escalada do país, “O Altíssimo” encontra-se na União das Freguesias do Cacém e São Marcos, no concelho de Sintra e completa no dia 3 de junho o 1º aniversário.

Localizado no Belavista Retail Park, este é um espaço que conta com mais de 140 percursos de escalada desportiva e boulder que permite aos escaladores subir as paredes de escalada indoor mais altas do país.

Mas afinal em que consiste a escalada indoor? A escalada indoor é uma atividade que consiste em subir paredes de madeira onde são colocadas peças de plástico para criar percursos de dificuldades variadas, desde o iniciante até ao profissional.

Inicialmente desenvolvidos para ajudar os praticantes da escalada
em rocha a manter a forma os ginásios de escalada – também conhecidos por rocódromos – são agora o palco de um
movimento desportivo em expansão.

São cada vez mais as pessoas que ganham interesse por esta modalidade e o Altíssimo permite a crianças e adultos de terem o primeiro contacto com este desporto. A escalada indoor pode
ser praticada por todo o tipo de pessoas, mesmo sem qualquer experiência. Hoje em dia já existem diversas competições
nacionais e internacionais para os profissionais mostrarem o que valem.

Nos passados dias 20 e 21 de maio, decorreu na Maia as provas do Circuito de Portugal de Escalada. Ainda neste mês Portugal participou na Taça da Europa de Jovens IFSC. As provas nacionais de escalada só regressam em julho com o Circuito Nacional de Dificuldade e o Campeonato Nacional de Escalada Adaptada mas antes ainda irá realizar-se no final de maio na Bélgica mais uma
prova internacional, o European Cup Boulder.

A escalada indoor fez a sua estreia em Jogos Olímpicos em Tóquio 2020 e vê agora o formato da competição a ser reformulado para os próximos Jogos de Paris em 2024.

Nuno Rilhas