Rui Costa, na abertura do torneio de Futsal

Já arrancou o Torneio Rui Costa em futsal, no ringue do Damaia Ginásio Clube, que este ano assinala a 30.ª edição.

A apresentação do evento contou com a presença de Rui Costa e da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares.

“O torneio está mais forte e com mais vida do que nunca e isso não é por acaso”, começou por dizer Emílio Lima, presidente do Damaia Ginásio Clube, na cerimónia de apresentação, acrescentando que “este não é só um evento desportivo, é sobretudo um grande evento social”.

Como sempre, Rui Costa antigo jogador, agradeceu a homenagem do clube ao atribuir o seu nome ao torneio de futsal. “Quero agradecer acima de tudo ao Damaia Ginásio Clube, por tudo aquilo que me deu. É verdade que o Benfica foi o meu primeiro clube de futebol de onze, mas foi aqui que nasci e comecei a jogar com seis anos de idade”, recorda Rui Costa agradecendo ao clube “por tudo aquilo que me deu na minha infância”, referindo-se também a “valores e raízes transmitidos”, de tal forma que “depois de tantos anos, o torneio tem o meu nome”, disse Rui Costa com alguma emoção e sentimento de gratidão.

Para Emílio Lima, “é evidente que o clube tem a sua importância, mas é ele [Rui Costa] que nos dá a força para que tudo corra bem”, num torneiro que assinala este o 30.º aniversário.

Citando uma frase do seu livro, escrito em Itália, Rui Costa diz “ser muito feliz, simplesmente a correr atrás de uma bola”, incentivando os mais jovens a praticar desporto “e espero que sejam felizes”.

Tiago Amaral, diretor Desportivo, faz também um “balanço positivo” da iniciativa e lembra que “os grandes jogadores de futebol, como o nosso Rui Costa, nasceram e cresceram em clubes como o Damaia Ginásio Clube, onde se joga futsal”.

Este ano o evento conta com mais de 950 atletas distribuídos por 66 equipas, o que significa que nesta 1.ª fase a decorrer no ringue da Damaia, de 19 de maio a 01 de julho, se realizem 165 jogos.

A fase seguinte, será jogada no Pavilhão da Académica da Amadora, de 03 a 09 de Julho, com a realização de mais 32 jogos, até se encontrar a equipa vencedora.