Início Benfica Jonas: «Bruno Lage foi fundamental para mim»

Jonas: «Bruno Lage foi fundamental para mim»

84
Jonas DR

Jonas, um dos avançados mais marcantes do Benfica nas últimas décadas, recorda a sua passagem pela Luz e não esquece a importância de Bruno Lage na sua carreira numa entrevista ao podcast Final Cut da agência Sports Tailors.

«Se eu terminei a carreira como terminei, devo-o muito a Bruno Lage. Sentia fortes dores e Bruno Lage foi fundamental para que eu aguentasse até ao final da temporada», recorda o treinador do Benfica, acrescentado: «É um treinador com quem gostei muito de trabalhar, como pessoa é incrível. Gosta de um futebol com pressão, muita posse de bola e qualidade. Tem muitos anos de Benfica, conhece o clube como poucos. É um grande treinador e já o demonstrou!»

Dois títulos de Melhor marcador do campeonato 

Jonas esteve no Benfica cinco temporadas e deixou uma marca indelével no futebol português comn destaque para duas vezes melhores marcador do campenato. Despediu-se como campeão, tendo nessa época realizado 31 jogos e apontado 15 golos. Um final de carreira glorioso, mas que teve perto de não acontecer dessa forma.

Duas vezes melhor marcador da Liga portuguesa, Jonas recordou também o final de época de 2014/15, em que um lance mal ajuizado por Nuno Almeida e a sua equipa impediu que o brasileiro se sagrasse o melhor marcador do campeonato.

«O VAR não estava naquele momento para validar o golo», começou por explicar (recorde-se que o vídeo-árbitro só começou a ser utilizado na época de 2017/18). «Rui Costa xingou tanto o árbitro. Eu também estava com vontade, mas perdi a força e falei: ‘não já está bom. O Rui está a fazer o meu papel’», lembrou com um sorriso.

Com Rui Vitória e Jorge Jesus

Jonas lembrou ainda os tempos com os antigos treinadores do Benfica, Rui Vitória e Jorge Jesus. «Fez uma mudança tática que me ajudou muito», referiu nos elogios ao técnico ribatejano que o orientou por três temporadas. Já o atual técnico do Al-Hilal ia do 8 ao 80», afirma, recordando ainda um treino em Jorge Jesus expulsou do relvado.

Tiago Pinto também recebe palavras do ex-avançado brasileiro. «No final ajudou-me muito», acrescenta. «Passava-se muita coisa na minha cabeça. Deu-me muita força».

Quanto ao momento atual do Benfica, Jonas espera um «Benfica forte este ano» e deixa elogios para Renato Sanches e Di María, jogador, aliás, que considera de outra prateleira.