Início ATUALIDADE Os 114 anos da AFL e os seus clubes filiados mais antigos

Os 114 anos da AFL e os seus clubes filiados mais antigos

39

Foi em 23 de setembro de 1910 que a Associação de Futebol de Lisboa viu a luz do dia,  curiosamente, embora pouco tendo a ver com o indelével acontecimento político, poucos dias antes da Implantação da República, a 5 de Outubro.

Por essa altura, no distrito lisboeta já existiam alguns clubes desportivos. Sem demérito para os outros aqui não mencionados, temos o SU Sintrense, fundado a 7 de Outubro de 1911. Na zona saloia há, no entanto, clubes ainda mais “idosos”, como é o caso do 1º Dezembro, que data de 1880, se bem que por ali os pontapés na bola só tenham começado na década de 1930.

Mencione-se também a Ass. Desportiva Oeiras, em actividade desde 1906, no início essencialmente focada no hóquei em patins; o Dramático de Cascais (1915); Os Montelavarenses e Sp. Lourel, ambos criados em 1920; e Carcavelos (1921). Já na década de 1930, surgiram, entre outros, o Est. Amadora (1932), Mem Martins Sport Club (1937); Sport Futebol Damaiense (1938) e Estoril Praia (1939).

Os primeiros pontapés na bola

Recuando no tempo, é a partir de 1888 que há conhecimento de prática futebolística em Portugal, por via de jogos informais, aos domingos, principalmente em Cascais. No ano seguinte foi organizada uma partida de futebol entre uma selecção nacional e uma inglesa, que decorreu no espaço onde hoje está a Praça de Touros do Campo Pequeno.

A partir dai o futebol foi ganhando expressão e Belém passou a ser o local escolhido para a sua prática. Surgiu um primeiro clube, o Lisbonense, e a este, mais tarde, vieram a juntar-se outros. O número de adeptos e curiosos aumentava de dia para dia. Daí a necessidade da criação de um organismo capaz de tutelar a modalidade.

A Liga de Football Association surgiu em 1908, mas a sua existência foi breve. Em sua substituição, numa altura em que o país passava por forte instabilidade política, nasceu a Associação de Futebol de Lisboa, com Abel Fontoura da Costa como primeiro Presidente. A função daquele organismo era orientar o futebol e respectivos campeonatos.

Desde aí até hoje a AFL tem tido um enorme desenvolvimento, mostrando-se suficientemente adaptável ao correr do tempo e da evolução do desporto em geral e do futebol em particular. No seu site, a Associação agradece aos clubes filiados. “São eles que, com o seu esforço e dedicação, levam o nome da AFL mais longe, elevando o nível competitivo e demonstrando que, juntos, somos mais fortes. Continuamos lado a lado, num percurso de crescimento que promete muito mais”.