A atleta olímpica Jéssica Augusto anunciou há poucos dias o ponto final na sua carreira desportiva e foi alvo de homenagem por parte da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), do Comité Olímpico de Portugal (COP) e da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).
A cerimónia decorreu em Braga, sua terra natal, em concreto no Estádio 1º de Maio, tendo recebido a Medalha de Honra de Mérito Desportivo das mãos do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias. “Uma justa homenagem a uma atleta extraordinária”, nas palavras do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.
Ao fim de 28 anos de competições ao mais alto nível, com um currículo invejável, o qual incluí participações nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016), Jéssica Augusto abandonou a carreira desportiva aos 42 anos. “Alcancei os meus objetivos diversas vezes e diariamente agradeço o que o desporto me proporcionou”, declarou.
Falando no currículo da atleta, especialista em provas de meio fundo, fundo e corta-mato, há que referir-se algumas das medalhas conquistadas em competições internacionais: em 2010, o Bronze e a Prata nos Campeonatos da Europa de Barcelona, nos 5000 e 10000 metros, respectivamente; o Bronze na Maratona de Zurique, em 2014; novamente Bronze na Meia-Maratona de Amesterdão (2016). Conta com um diploma de 6.ª classificada na Maratona de Londres 2012.
Nos europeus de Corta-Mato conseguiu a Prata em Bruxelas (2008) e o Ouro em Albufeira (2010). É extensíssimo o palmarés de Jéssica Augusto e nele está também o recorde nacional dos 3000 m obstáculos, alcançado em Huelva 2010, onde fez o tempo de 9.18,54 minutos.
Após o contributo dado ao atletismo nacional a atleta deixa a ribalta, trocando as emoções da competição para abraçar um cargo na área da formação no SC Braga, clube que a viu nascer para as glórias desportivas.