No andebol feminino nacional, em termos de equipas de topo, as que competem no campeonato da 1ª Divisão 2024/25, no total de 10, conclui-se que maioritariamente são do Norte. Especificando, Colégio de Gaia e Almeida Garrett, ambas de Vila Nova de Gaia; o CALE (Leça da Palmeira); o ABC (Braga); o Alavarium (Aveiro); e AA S. Pedro do Sul.
As excepções à hegemonia nortenha, são o Benfica, a única equipa de Lisboa na prova, que ao fim de quatro jornadas é líder provisório, com três vitórias e um empate. Tudo depende do jogo de amanhã, dia 5, do Almeida Garrett, que o segue com menos um ponto. Se vencer o Alavarium, que ainda não ganhou, a equipa nortenha passa para a frente, embora ficando com um jogo a mais.
SIR 1º Maio/ADA CJB, da Marinha Grande; Gil Eanes, de Lagos, e os insulares Madeira SAD, do Funchal, são os outros emblemas oriundos de diferentes zonas do país.
Passando à Divisão de Honra o panorama é idêntico. Em dez inscritos, tirando o Assomada, de Carnaxide, Juve Lis, de Leiria, e CS Madeira, os restantes clubes são nortenhos. O campeonato está no princípio e, para já, o destaque vai para AA Didáxis, de Riba de Ave, e Maiastars, ambas com duas vitórias nos dois jogos já disputados.