Após os jogos efectuados este fim de semana, há excepção de uma ou outra partida para acerto de calendário, os campeonatos nacionais de futebol sofrem interrupção de uma semana devido à realização dos 32 Avos 85.ª edição da Taça de Portugal, que acontecerá entre os dia 18 e 20.
Em prova estão 18 equipas do primeiro escalão, a que se juntam nove emblemas da Liga 2, 14 da Liga 3 e, finalmente, 21 do Campeonato de Portugal. Destacando apenas os clubes dos concelhos de Sintra, Amadora e Cascais, o foco principal vai para o jogo SU Sintrense-FC Porto, no dia 20, marcado para o Estádio do Estrela da Amadora. Em 2021, os Dragões venceram o Sintrense por 5-0.
Prevê-se também vida muito complicada para o 1º Dezembro, actualmente na Liga 3 (perdeu 1-2 frente à Académica), a quem cabe receber o SC Braga no dia 19. Recorde-se que os dois clubes se defrontaram há 13 anos, igualmente para a Taça, em concreto a 15 de Outubro, tendo os bracarenses vencido por 3-1.
Neste momento, Cascais e Amadora estão representados na Taça por dois grandes: O Estoril Praia e o Estrela da Amadora, por sinal nem um nem outro com muita saúde no que diz respeito à Liga. O Estoril segue em 15º (foi perder 0-1 a Faro) e o Estrela em 16º (derrota 0-3 na deslocação ao campo do Gil Vicente), na linha de despromoção, ambos com seis pontos em oito jornadas.
Tudo isto para dizer que o Estoril vai defrontar o Lusitano Évora, do Campeonato de Portugal. A equipa alentejana é líder da Série D, ex aequo com o Sintrense (até aqui nem um nem outro conheceram a derrota. O Estrela, por sua vez, também vai fora jogar, com o Anadia, o qual está a passar um momento pouco tranquilo na Liga 3.
Do quarto escalão, da Série C ainda se mantém em prova o Pêro Pinheiro. A equipa da terra dos mármores conseguiu ganhar 1-0 na recepção ao Sertanense, o que por ventura poderá moralizar o colectivo para uma deslocação positiva ao campo do Alverca, que nesta altura se posiciona no 12º lugar da Liga 2 – foi empatar 1-1 a Mafra.
Do FC Porto e do SC Braga já aqui se falou. Dos grandes, falta acrescentar que o Benfica joga contra o Pevidém (Guimarães), equipa que se encontra em quarto lugar da Série A do Campeonato de Portugal. Quanto ao Sporting, pela lógica, dos quatro clubes grandes é aquele que com missão mais espinhosa. Desloca-se ao Algarve, ao reduto do Portimonenses. O emblema sulista está remetido aos últimos lugares da Liga 2. Vale o que vale!