Na 1.ª Divisão da AFL, há quatro equipas do concelho de Sintra a competir por um lugar no Campeonato de Portugal da próxima época. Tarefa complicada numa prova muito competitiva com várias formações com talentos e argumentos muito semelhantes.
Ao fim de quatro jornadas, desse quarteto de equipas sintrenses a que se encontra em situação mais delicada é o At. Cacém. Com um jogo a menos, a formação comandada por Duarte Rato ainda não conseguiu festejar uma vitória. O melhor, até à data, foi o empate 3 a 3, em casa, no último Domingo frente ao Ericeirense.
As derrotas do Cacém aconteceram com o At. Malveira (1-3) e com o Estoril Praia B (0-1), esta uma derrota consentida muito perto do apito final. No dia 13, vai fora jogar com o Sp. Lourel, que por sinal está com um percurso mais positivo.
O Sp. Lourel soma duas vitórias, ambas por 3-2, perante o Olivais e Moscavide e o Ericeirense; um empate, 2-2, com o 1º Dezembro B; e uma derrota frente ao Real por 3-5. Está na quinta posição com sete pontos.
Os mesmos sete pontos tem o 1º Dezembro (6º), que também leva duas vitórias, um empate, e uma derrota. A derrota, 1-4, aconteceu perante o Ericeirense. O empate, como mencionado atrás, foi em Lourel. Quanto às duas vitórias: 2-1 ao GS Loures e 1-0 ao Alta de Lisboa.
Por fim chegamos ao Real SC. O emblema de Queluz/Massamá está a respirar a plenos pulmões neste arranque de campeonato, onde soma quatro vitórias em outros tantos jogos. Uma delas, já referida, foi com o Sp. Lourel. O Real SC foi igualmente carrasco do Estoril Praia B (2-0), do Ericeirense (2-0) e do GS Loures (3-0).
O Real SC está no primeiro lugar, com 12 pontos, seguido do histórico Oriental, com menos três pontos em virtude da derrota frente ao Sacavenense (1-2). O Real volta a jogar no dia 13, no campo do Alta de Lisboa. Ainda este mês, dia 20, a equipa de André Ferreira recebe o Oriental, em jogo da sexta jornada.