Marcada inicialmente para 12 de Outubro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, a festa do Dia Paralímpico Jovem foi cancelada devido às condições atmosféricas adversas previstas para os próximos dias.
Considerada a maior festa nacional do desporto paralímpico, a iniciativa tem organização do Comité Paralímpico de Portugal que, no seu sítio, faz constar a anulação do programa deste ano, ao mesmo tempo que endossa agradecimentos a todos os intervenientes que trabalharam para a realização do evento.
Fica no ar a promessa de uma grande festa para o Dia do Paralímpico Jovem em 2025 que, à semelhança do que tem acontecido, contará com o apoio do Município de Oeiras, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Instituto Nacional para a Reabilitação.
Recorde-se que na edição de 2003 foram cerca de 200 jovens atletas, com idades entre os nove e os 24 anos, a marcar presença no Jamor e a experienciar 19 modalidades colocadas à disposição.
O mega acontecimento desportivo tem como público alvo jovens com deficiências elegíveis para competição em Jogos Paralímpicos e Jogos Surdolímpicos, visando primordialmente a captação de novos atletas.
Ao mesmo tempo pretende sensibilizar e mobilizar escolas, instituições de acolhimento, clubes e outras instituições de todo o país, não esquecendo os municípios, para a divulgação, promoção e desenvolvimento do desporto de inclusão. A festa, essa fica para 2025!