Quem por estes dias passar por Casal de Cambra, mais propriamente pelo Parque Urbano Oriental, irá deparar-se com as obras de construção de uma pista de Pump Track, que ficará a ser a segunda maior do país em extensão.
A futura pista de Casal de Cambra vai ter 212 metros, enquanto que a maior do país, e uma das extensas da Europa, sita na parte Norte do Parque das Nações, tem 285 metros. Fica junto à ponte Vasco da Gama e ao Skate Park – faz hoje, dia 18, quatro anos de existência.
Mas voltando ao Pump Track de Casal de Cambra, é de explicar que a pista agora em construção, com um orçamento camarário na ordem dos 163 mil euros, vai permitir, dada a sua configuração, várias opções de circuito, seja em bicicleta de montanha, skate ou patins.
Com os trabalhos iniciados ainda em Setembro e com um prazo de finalização de quatro meses, a pista vai estar inserida numa área de 1650 metros quadrados – 710 em asfalto e 1160 destinados a área verde.
Com a iniciativa, a freguesia de Casal de Cambra ficará beneficiada com uma pista de Pump Track certificada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Union Cycliste International (UCI), o que permitirá no futuro a realização de provas tanto nacionais como internacionais.
Chegados aqui, poderá haver entre eventuais leitores alguém que se pergunte: “mas afinal de contas que coisa é essa do pump track?” Pois bem, trata-se de uma pista de terra batida ou em asfalto, com lombas acentuadas e curvas igualmente acentuadas, que vão permitir ao atleta, com a ajuda da força e impulso do seu corpo (pump quer dizer bombear), imprimir velocidade à bicicleta, sem usar os pedais. É hoje uma modalidade muito popular dentro e fora de portas.
Fotos: JF Casal de Cambra