O 1.º Dezembro perdeu com o Sp. Braga, por 2-1, em jogo a contar para a 3.ª eEliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, disputado no campo principal do Complexo Desportivo do Real SC, em Queluz.
Os golos foram marcados por Gabriel Morais (aos 74 minutos), para o conjunto que jogou na condição de visitado, e por Rodrigo Zalazar (aos 21 minutos) e João Moutinho (aos 90+5 minutos) para a formação minhota.
Apesar do 1º Dezembro ter protagonizado 2 remates perigosos nos primeiros 10 minutos de jogo, cedo se percebeu que o SC Braga ia agarrar no jogo e fazer valer a sua melhor qualidade e experiência.
Por isso, não teve nada de surpreendente o facto do primeiro remate de verdadeiro perigo ter acontecido na baliza defendida por Fábio Duarte, quando Amine El Ouazzani rematou ao poste.
A partir daqui, «cheirava-se» o golo da equipa de Carlos Carvalhal, que pareceu aos 21 minutos, por intermédio de Rodrigo Zalazar, com um cabeceamento após um pontapé de canto.
A perder, o 1.º Dezembro começou a subir as suas linhas, e Pedro Jesus rematou forte e colocado, mas para as mãos do guardião bracarense.
A partir dos 30 minutos, o Sp. Braga assuniu novamente às «redéas» do jogo e criou algumas dificuldades ao último reduto sintrense, que não conseguia travar os «arsenalistas» a não ser para lá das margens da lei. Lucas Dias viu o cartão amarelo e a primeira parte terminou com alguns cantos para o 1.º Dezembro, que tentava sacudir a pressão contrária.
Na 2.ª parte, apesar de Gabri Martinez ter visto o cartão amarelo, foi o SC Braga a criar o primeiro lance de perigo, depois de um «disparo» de Roberto Fernandez ao poste.
Logo a seguir, Rafik Guitane testou a atenção do guardião Fábio Duarte, mas a partir dos 60 minutos a produção dos bracarenses começou a cair assim como a noite em Queluz.
Pé ante pé, o 1º Dezembro foi adormecendo o SC Braga (que já estava a contemplar as estrelas) e aos 74 minutos marca o golo do empate, por intermédio de Gabriel Morais, para gaúdio dos adeptos sintrenses presentes nas bancadas do anfiteatro do Real SC.
Quando já toda a gente esperava o prolongamento, num ataque pouco prometedor do SC Braga, Cesinha mete a mão à bola e vê cartão amarelo, além da sua equipa sofrer um livre direto à entrada da grande área. Chamado a cobrar, João Moutinho (que todos nós sabemos que bate bem os lances de bola parada) encheu-se de fé e fez um golão, que matou o sonho do 1.º Dezembro e apurou os bracarenses para a 4.ª eliminatória.
Em suma, podemos dizer que o 1.º Dezembro sentiu algumas dificuldades na primeira parte. No entanto, foi crescendo na segunda metade, merecendo (no mínimo) discutir esta eliminatória nos 30 minutos extra.
Ficha do Jogo:
Estádio: Principal do Complexo Desportivo do Real SC
Local: Queluz
Árbitro: Tiago Martins
1.º DEZEMBRO: Fábio Duarte, Jorge Bernardo, Cesinha, Tiago Simões, Lisandro Menezes, Tiago Santos, Diogo Paulo (Afonso Valente, 70m), Pedro Jesus, Lucas Dias (Rui Batalha, 46m), Gabriel Morais, Evandro Barros
SC BRAGA: Lukas Hornicek, João Ferreira, Sikou Niakaté, Jónatas Noro, Yuri Ribeiro, Rodrigo Zalazar (João Moutinho, 46m). Gorby Baptiste, Rafik Guitane, Ismaël Gharbi, Ricardo Horta (Gabri Martinez, 46m), Amine El Ouazzani (Roberto Fernandez, 46m)
João Pereira