O vice-presidente Rui Sardinha e o antigo nadador olímpico Miguel Arrobas são os candidatos à presidência da Federação Portuguesa de Natação nas eleições de 16 de novembro.
As eleições da FPN destinam-se a encontrar o sucessor de António Silva, que preside à European Aquatics (LEN) e cumpre o terceiro e último mandato na presidência do organismo que rege a natação em Portugal.
O atual vice-presidente responsável pela pasta do alto rendimento, Rui Sardinha, foi o primeiro a anunciar a candidatura, com um «projeto de alguma continuidade, mas também com alguma mudança, não renegando o passado e com uma equipa diretiva empenhada e equilibrada». Vice-presidente da FPN nos últimos 12 anos, sob a liderança de António Silva, Rui Sardinha garantiu que «o projeto desportivo, apresentado aos delegados da Assembleia Geral, aposta num maior apoio às associações territoriais, encaradas como o motor de desenvolvimento da natação portuguesa».
Já Miguel Arrobas, antigo nadador olímpico, de 50 anos, pretende apostar em «áreas menos exploradas como o polo aquático, colocar os saltos para a água no mapa e trabalhar na formação e no alto rendimento», reforçando, tal como defende Rui Sardinha, o poder das associações territoriais.
«’Portugal aquático de todos e para todos’ é o lema do nosso projeto, com o qual queremos colocar o foco nas associações territoriais, nos atletas e nos treinadores. Queremos trabalhar com todos, de forma a que não haja quem valha mais e quem valha menos, queremos Portugal a uma só braçada», explicou Miguel Arrobas