As ruas da cidade da Amadora vão receber no próximo dia 31 de dezembro mais uma edição da mítica Corrida São Silvestre.
O prato principal será a corrida de 10 Km, reservada às elites (atletas com 18 anos ou mais), mas também haverá competição para os mais novos (Bambis – 5 ou 6 anos, Benjamins A – dos 7 aos 9 anos, Benjamins B – 10 ou 11 anos e Infantis – 12 ou 13 anos).
Depois de validada a inscrição, os atletas devem recolher os kits de participação no dia 30 de Dezembro, entre as 12h00 e as 19h00 ou no dia 31 de Dezembro entre as 10h00 e as 16h00 no Pavilhão Desportivo da Escola Municipal Rita Borralho.
Quanto à corrida propriamente dita, os primeiros a entrar em cena serão as crianças, pois a partir das 16h00 do dia 31 de Dezembro será dado o tiro de partida para todos os escalões abaixo dos 18 anos.
As crianças percorrerão as principais ruas junto à Praça São Silvestre, nas seguintes distâncias: Bambis – 300 metros, Benjamins – 500 metros, Benjamins B – 700 metros e Infantis – 1000 metros.
Já o percurso das elites está desenhado entre a Estrada dos Salgados (perto da estação de metro Amadora/Este) e a Praça São Silvestre, passando pela famosa Subida dos Comandos e o tiro de partida está marcado para as 18h00.
Todos os atletas que terminarem a prova têm direito a uma medalha, enquanto os primeiros 25 classificados recebem um prémio em dinheiro que varia entre 50 e os 1500 euros.
Prova organizada pela HMS Sport
Mais uma vez, esta prova está integrada no Campeonato São Silvestre, competição criada pela HMS Sport e premeia os melhores corredores da Lidl São Silvestre de Lisboa, que se disputa no dia 28 de Dezembro, e desta São Silvestre amadorense. Quem concluir as duas provas tem direito a um diploma de participação, enquanto os melhores tempos no conjunto das duas corridas recebem uma inscrição GOLD para ambas as São Silvestres de 2025.
Recorde-se que na edição de 2023, os grandes vencedores foram Rúben Amaral, logo na sua estreia, e Ana Mafalda Ferreira, que somou o seu terceiro triunfo consecutivo. Nos restantes lugares do pódio ficaram Duarte Gomes (vencedor em 2021) e Davide Silva (2.º em 2022), na categoria masculina, e Mónica Silva e Joana Ferreira, na categoria Feminina.
A corrida foi ainda abrilhantada por Rosa Mota, que concluiu os 10 Km num honroso 15.º lugar, pois a antiga atleta conta já com 66 anos. As inscrições já estão abertas e têm de ser feitas através do site oficial da prova: corridasaosilvestreamadora.pt
João Pereira