Início ATUALIDADE Três portugueses em Bucareste nos Mundiais de Piscina Curta

Três portugueses em Bucareste nos Mundiais de Piscina Curta

57
Portugal tem três nadadores de clubes nortenhos a competir em Budapeste - DR

Começaram hoje na Duna Arena, em Budapeste, e prolongam-se até dia 15, os Campeonatos do Mundo de Piscina Curta. Na capital húngara estão três portugueses, Ana Pinho Rodrigues, Francisca Martins e o único repetente José Paulo Lopes, uma representação maior tendo em conta que no último Mundial só participou o nadador João Costa.

A Ana Rodrigues (SC Braga), segundo vontade sua, aos 30 anos a viver a sua última competição internacional, compete nos 50 e nos 100 metros bruços. Em Junho deste ano foi à final dos 50 m bruços do Europeu de Belgrado e ficou em 7º lugar.

Cabe a Francisca Martins nadar os 200, 400 e 800 m livres. A atleta do FOCA – Quinta da Lixa de Felgueiras falhou por pouco a participação olímpica mas traz no currículo o Bronze obtido nos Europeus de Belgrado nos 400 m livres, a que junta a Prata e o Bronze nos Europeus de Sub23, na edição do ano passado.

Finalmente José Lopes (SC Braga), como já dito, o único do trio a já ter estado num Mundial de curta, em concreto o de Abu Dhabi 2021. O atleta bracarense, que tem um longo historial em matéria de provas internacionais, concorre nos 400 e nos 800 m livres, sendo que nesta distância ocupa o 16º lugar do ranking.

Até hoje, desde o primeiro mundial de piscina curta, em 1993, Portugal participou com um total de 49 nadadores. A maior delegação lusa, 11 atletas, aconteceu na primeira edição, em Palma de Maiorca. A aventura mais bem conseguida registou-se em Moscovo, em 2002. José Couto arrebatou a Medalha de Prata nos 50 m bruços.