Supertaça Feminina
Numa resenha pelo universo do andebol feminino, duas equipas encontram-se em grande destaque. Benfica e Madeira SAD. E porquê? Bom, começando pelo confronto entre os dois clubes que definirá o campeão da Supertaça deste ano, jogo marcado para dia 21 deste mês, na casa dos madeirenses.
Recorde-se que é uma repetição, por assim dizer, da edição transacta, em que as encarnadas conseguiram o troféu após levar de vencida as funchalenses por 36-33, com direito a prolongamento – em 2022 a Supertaça foi igualmente para o Benfica, que no derradeiro jogo levou de vencida o Colégio de Gaia (33-23).
![](https://jornal-desportivo.pt/wp-content/uploads/2024/12/i-divisao-feminina-benfica-x-gil-eanes-j9-.jpg)
I Divisão
Na 1ª Divisão vamos encontrar novamente os dois clubes em evidência. O Benfica, com oito vitórias e um empate, segue na frente com 26 pontos, mais um ponto que o Almeida Garrett, que tem mais um jogo. Com duas partidas a menos, o Madeira SAD soma 21 pontos. Benfica e Madeira SAD voltam a jogar, agora para a 11ª jornada do campeonato, o primeiro no dia 15, com o Colégio de Gaia, e o Madeira SAD recebe, a 17, o AA S. Pedro do Sul.
Taça de Portugal
Nos 16 Avos da prova vamos ter a Madeira SAD a defrontar o SIM Porto Salvo, da II Divisão, em casa dos oeirenses. Também de Oeiras está outra equipa ainda na luta: a Assomada, Associação de Solidariedade de Carnaxide, da II Divisão, a quem cabe defrontar o AA S. Pedro do Sul da 1ª Divisão. Ao Benfica calhou em sorte a deslocação ao Lusitano Vildemoinhos, equipa viseense da II Divisão.
Women´s EHF European Cup
Nesta competição internacional, a Madeira SAD tem sido irrepreensível ganhando os quatro jogos efectuados até à data: com as gregas do Anagennisi Arta, 30-20 (fora) e 30-23 (casa) e com o Uskudar SK, da Turquia, 28-25 (f) e 36-20 (c).
Desclassificados o Colégio de Gaia e o AA S. Pedro Sul, as madeirenses são as únicas portuguesas com lugar nos oitavos de final. A 1º mão dos oitavos está marcada para dia 11 de Janeiro de 2025, cabendo à Madeira SAD receber as checas do Házená Kynzvart. A 2ª mão jogar-se-á a 18 do mesmo mês.
Supertaça Ibérica
Em Setembro disputaram-se as Meias-Finais deste prestigiado troféu com Benfica e Madeira SAD a verem frustradas as suas ambições. A equipa da Luz a cair nas grandes penalidades (3-4) com o CB Elche, após o empate a 23-23. As insulares, por sua vez, foram ineficazes perante o Bera Bera, perdendo por 22-32.
A prova foi ganha pelas bascas de San Sebastian, que arrumaram a questão vencendo folgadamente o Elche por 28-19. As duas equipas portuguesas defrontaram-se então para a atribuição dos 3º e 4º lugares. Uma vez mais o Benfica perdeu nas penalidades após o 27-27 no final do encontro.