Início DESTAQUE Real SC: aulas de Karate Adaptado para alunos com deficiência

Real SC: aulas de Karate Adaptado para alunos com deficiência

98

Tendo como mentor Mestre José Ramalho e, em articulação com o Centro de Educação para o Cidadão Deficiente (CECD), a iniciativa tem dado frutos, tanto assim que o clube tem hoje um grande lote de atletas, “tão especiais”, nas palavras do Mestre.

No facebook do Real Sport Clube, José Ramalho dá conta da finalidade destas aulas. “Iniciámos uma classe de Karate Adaptado indo ao encontro duma necessidade fundamental da sociedade, a inclusão do cidadão deficiente e o seu acesso ao desporto, com todos os benefícios físicos e mentais que o karate pode proporcionar”.

Mestre Ramalho tem uma relação de grande envolvimento com os seus alunos – DR

A apoiar a iniciativa, já se disse, está o CECD, a quem o Mestre dá o devido mérito. “É um projeto que abraçámos há cerca de seis anos fruto do envolvimento da classe de karate com o Centro de Educação para o Cidadão Deficiente e o RSC.

Na realidade, o envolvimento daquele organismo traduz-se, por exemplo no aumento do número de alunos, em concreto 13 alunos provenientes dos dois pólos do CECD, o de Mira-Sintra e o do Pendão.

José Ramalho não esconde a satisfação face aos resultados obtidos até à data: “O progresso técnico tem sido uma constante, o interesse e dedicação não têm esmorecido e nós continuamos a levar para a frente este projeto social e humano que tanto nos orgulha”.

Parte integrante do projecto, decorreram no início de Dezembro os exames de graduação dos karatecas do CECD, que culminaram com a cerimónia de entrega dos novos cintos. A orientar os exames de competência e empenho esteve, naturalmente, Mestre Ramalho.

A palavra a quem de direito: “Estamos todos de parabéns por mais esta conquista, por este caminho que nos comprometemos a percorrer e que tem sido tão frutuoso”.