Vivem-se emoções fortes para os lados de São Pedro de Sintra. Com o clube a comemorar os seus 144 anos de existência (1 de Dezembro de 1880 é a data da fundação do clube), o percurso feito até agora pela equipa sénior do 1º Dezembro, no Grupo B da Liga 3, tem dado motivos de grande satisfação à sua massa associativa e admiradores.
Com a recente vitória em casa frente ao Ol. Hospital (2-0), o sonho de uma eventual subida à Liga 2 instalou-se na mente de muita gente. Neste momento, beneficiando do empate da Académica com o Sporting B (0-0), o 1º Dezembro está instalado no segundo lugar, a um ponto do líder Atlético, que venceu por 1-0, golo feito no final da partida com o Lusitânia dos Açores.
Ainda faltam quatro jornadas, 12 pontos em disputa, mas a probabilidade de a equipa conseguir passar à fase seguinte é forte. Até ao fim desta fase, o emblema sintrense vai jogar ao União Santarém (8º), a 5 de Janeiro. No fim de semana seguinte, a 12, recebe o Sporting (7º), e a 18 vai a Coimbra defrontar a Académica (3º). O derradeiro encontro será em casa, com o Caldas SC. (5º), no dia 25.
Curioso observar que na época transacta foi o Caldas a última equipa que o 1º Dezembro defrontou, embora as circunstâncias fossem outras. Jogava-se a fase de manutenção e, embora tendo perdido o jogo, a equipa sintrense não desceu graças à derrota do Amora em Alvalade. O Pêro Pinheiro, pelo contrário, desceu ao Campeonato de Portugal.
A título de curiosidade, se o campeonato terminasse agora, Fafe (26 pontos), Amarante FC (25), Trofense (23) e Varzim (23) formariam o quarteto da Série A a disputar a Subida. Na Série B, seriam o Atlético CP (25), 1º Dezembro (24), Académica (23) e Belenenses (22).