O Arsenal 72 – Desporto e Cultura nasceu a 31 de Julho de 1972 e é reconhecido como Entidade de Utilidade Pública a 10 de Fevereiro de 1987. O clube foi criado por um grupo de amigos que se costumavam juntar para trocar impressões sobre a modalidade desportiva que todos eles adoram: o Futebol.
Entre conversas, «peladinhas» e questões burocrática, aconteceu aquilo que Fernando Pessoa já escrevia «Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce».
O nome deriva do homónimo inglês, pois todos os seus fundadores gostavam do emblema conhecido como «gunners», e juntaram o número 72 para destacar o ano de nascimento.
Devido à localização do clube (Centro de Mem Martins), este era procurado por muitos jovens que queriam mostrar os seus dotes futebolísticos; um deles foi Danilo Pereira, jogador do Al-Ittihad Jeddah (da Arábia Saudita), que já representou o FC Porto, o PSG e a Seleção Nacional.
Segundo o Arsenal 72, o grande objetivo da coletividade é fazer com que as crianças ocupem os seus tempos livres a jogar Futebol, transmitindo-lhes valores como a união, a família, a cunplicidade e o espírito de equipa. Actualmente, o clube joga no Parque Desportivo Municipal José Pereira, que pertence à autarquia sintrense, e se situa na zona conhecida como Urbanização do Pinhal, em Mem Martins.
A equipa mais representativa, a de Seniores Masculinos milita na Serie 2 da III Divisão Distrital da Associação de Futebol de Lisboa (AFL).
João Pereira