Pela primeira vez uma seleção universitária de Futebol de Praia esteve presente no Mundial Universitário de Desportos de Praia, edição que este ano decorreu no Rio de Janeiro entre 2 e 8 de Setembro.
Estreia auspiciosa da equipa lusa, que depois do pleno na fase de grupos, com vitórias nos jogos com Argentina e Chile, conseguiu ultrapassar a China nas meias-finais. Na final disputada com a selecção anfitriã, Portugal perdeu por 4-8, sagrando-se vice-campeã do Mundo na modalidade.
Vólei de praia português em destaque
Já no voleibol de praia, uma organização da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), em colaboração com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), também competiu a dupla de voleibol Beatriz Pinheiro/Inês Castro, segunda classificada na fase de grupos, mas que ficou fora do pódio.
Melhor resultado conseguiram João Pedrosa e Hugo Campos (foto), que na luta pelo terceiro lugar levaram de vencida a representação brasileira. Medalha de Bronze a juntar à de Ouro obtida pelos dois atletas em Maceió, no ano de 2022. Os ingleses, que venceram Portugal na meia-final, sucumbiram perante a dupla alemã.
Segundo a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Portugal ambiciona ser o palco do Mundial Universitário de Desportos de Praia em 2026, na Figueira da Foz. A candidatura está lançada.