Início AMADORA Damaiense ou Sp. Braga: quem segue na Taça da Liga?

Damaiense ou Sp. Braga: quem segue na Taça da Liga?

85
Damaiense conquistou o terceiro lugar da Supertaça Vodafone

No Campeonato Nacional de futebol feminino, o Damaiense chegou à oitava jornada em nono lugar, em posição, caso a prova terminasse agora, que obrigaria a equipa a jogar o play-off.

Mas ainda há muito caminho para andar, nada mais nada menos que 14 jornadas, o que equivale à disputa de um total de 42 pontos. Entretanto, depois de na última ronda ter perdido em casa com o Torreense (1-2), o Damaiense volta à luta, a 17 deste mês, para o campeonato, indo jogar no terreno do Estoril Praia, 7º classificado.

Não serve de desculpa para o desempenho da equipa da Damaia, mas é facto que o calendário das últimas semanas foi ingrato, tendo defrontado de seguida três equipas do topo. Recordando, perdeu em casa (0-1) com o Sporting; depois perdeu no terreno do Benfica (2-0); e depois nova derrota com o mencionado Torreense.

Acresce dizer que o campeonato tem vindo a ser dominado pelo Benfica, líder com 24 pontos. A segui-lo, de perto, está o SC Braga, com 22, e Sporting, 18. Torreense e Marítimo são colectivos também com alguma eficácia.

Com data marcada para 14 de Dezembro, o Damaiense vai disputar com o Sp. Braga o acesso às meias-finais da Taça da Liga Placard. No dia seguinte jogam-se as restantes partidas do troféu: Benfica – Marítimo; Racing Power FC – Torrense; e Sporting – Valadares Gaia.

Da história recente, em Agosto deste ano, e agora referimo-nos à Super Taça Feminina Vodafone 2024, a equipa do Damaiense mostrou a sua garra. Nas meias finais obrigou o Benfica a jogar a sorte nas grandes penalidades e só assim as encarnadas conseguiram resolver o problema a seu contento.

Já na discussão para o terceiro e quartos lugares. No relvado do Jamor, o Damaiense superiorizou-se ao Racing Power FC, a quem ganhou por 2-1. Tianna Harris (28 minutos) e Lidiane (48, de g.p.) foram as marcadoras de serviço. O Racing diminui a desvantagem aos 72´, por Gerda Konst.

Por último, a Taça de Portugal Feminina, que nos remete para 8 de Dezembro, data da realização da 3ª eliminatória da dita. Nesse dia vamos ter em acção 32 equipas a disputar a passagem à fase seguinte.

De entre elas vai estar o Damaiense, a quem cabe a deslocação à Povoa do Varzim para jogar com o Averomar FC, terceiro lugar do Grupo B da III Divisão.

Também o Estoril Praia entra na competição, viajando para Pombal para jogar com o GD Ilha, clube da 3º Divisão, Grupo I. Quanto ao Real SC, esta época a fazer o pleno no campeonato da III Divisão (seis jogos seis vitórias), Grupo M, é anfitrião do Gil Vicente, líder da Série Norte da II Divisão.

O Real, sejamos justos, para chegar à 3ª Eliminatória da Taça, teve que trabalhar muito, e bem. Se não vejamos. Começou por ganhar 14-0 ao Vitória P. Pedra, depois mais uma goleada, de 12-0, ao Porto Salvo e, finalmente, 2-0 à AD Estação.