Início Boxe Escola de Boxe João Faleiro, uma escola de campeões

Escola de Boxe João Faleiro, uma escola de campeões

304
Escola João Faleiro Boxing Club é reconhecida como uma das principais instituições de boxe em Portugal Imagem: Bruno Taveira

A Escola João Faleiro Boxing Club é reconhecida como uma das principais instituições de boxe em Portugal. Localizada no Algueirão – Mem Martins, a escola é liderada por João Faleiro, que tem desempenhado um papel fundamental na formação de centenas de atletas ao longo dos anos. O foco está nos métodos de treino específicos, voltados para a performance de cada atleta no ringue e também para o desenvolvimento pessoal e técnico.

O sucesso da escola, reflete-se não só pelos eventos organizados, mas também pelo impacto positivo que causa a nível nacional e internacional pelos atletas. São semanas, meses ou anos de preparação intensa, com foco no aprimoramento técnico, físico e mental.

Daniel Dias trabalha para aperfeiçoar técnica e estratégia; Imagem: Bruno Taveira

Daniel Dias, o campeão nacional  

Daniel Dias, de 15 anos, iniciou-se na modalidade com apenas 9 anos. Aos 12 doze anos inicia-se na competição, «fiz cinco combates, ao meu quinto combate desisti porque estava com medo de subir ao ringue, depois desisti do boxe por medo de não querer combater mais».

Mais tarde, não se deixou afetar pelo medo, regressou e sagrou-se Campeão Nacional. Além de Campeão Nacional, Daniel soma vitórias nos principais eventos a nível nacional e internacional, a destacar, «Portimão Boxe Cup, onde participei três vezes, WBC que também venci este ano, para mim derrotas e vitórias é tudo importante, é um combate e todos os torneios são importantes para mim, mas esses dois foram os mais importantes como o Campeonato Nacional».

Para conseguir alcançar títulos e ser distinguido pela sua prestação em cima de um ringue, Daniel segue um treino rigoroso e disciplinado, onde trabalha diariamente para aperfeiçoar a técnica e estratégia, aspetos cruciais para se manter ao mais alto nível competitivo, reconhece que «é um projeto muito duro e temos que trabalhar muito para ser um campeão nacional».

Tomás Melo é estudante de desporto; Imagem: Bruno Taveira

Mundias e JO são objetivos de Tomé Melo 

Tomé Melo, um jovem talento do boxe português, começou a sua jornada na modalidade aos 11 anos, hoje com 18 anos, acumula uma série de títulos que atestam a sua dedicação e talento. Estudante de Desporto, Tomé é encaminhado por uma mentalidade inspiradora e visão a longo prazo, vive sob a premissa, «aponta para a lua e dispara para as estrelas», afirma que são apenas pequenos objetivos de um grande objetivo que tem, «é muito bom alcançar essas estrelas, esses pequenos objetivos, mas o meu grande objetivo é chegar aos campeonatos mundiais e aos Jogos Olímpicos».

Com sete anos de experiência no ringue, Tomé demonstra uma evolução constante, motivado pela procura de excelência na modalidade. Destaca-se por ser três vezes Campeão Nacional de Boxe, por participar no Celtic Boxe Cup na Irlanda e foi recentemente ao Campeonato do Mundo, «apesar de não ter corrido muito bem, foi uma grande experiência para mim».

Jorge Silva conquistou o bronze no Mundial para Polícias e Bombeiros; Imagem: BT

O exemplo de resiliência e paixão de Jorge Silva

Jorge Silva, 33 anos, o seu percurso nos desportos de combate, começa no kickboxing onde subiu pela última vez ao ringue em 2014. Por questões familiares e profissionais (PSP na Unidade Especial da Polícia), interrompeu e regressou há três anos à João Faleiro Boxing Club.

Devido à sua profissão, Jorge vai conseguindo com «ajuda dos colegas na troca de turnos» e conciliar com a modalidade. Com uma trajetória marcada por desafios e conquistas, afastado alguns anos dos ringues, quando regressa a sua primeira vitória foi especialmente significativa, «todos os combates são importantes, mas destaco a minha primeira vitória, que foi aqui na escola, no dia de anos da minha filha, é inesquecível», compartilhou.

Entre as diversas participações em campeonatos, Jorge também destaca o Portimão Boxe Cup deste ano, apesar de não ter vencido, ele chegou à final após três combates intensos, enfrentando em último um atleta francês, «foi uma prestação incrível», comentou com orgulho, demonstrando que o verdadeiro sucesso está em superar os limites.

Outro momento de destaque foi a sua performance no Campeonato Mundial de Boxe para Polícias e Bombeiros, onde conquistou a medalha de bronze. Essa medalha simboliza não apenas a habilidade técnica, mas também a dedicação e o compromisso com a modalidade. Jorge tem sido um exemplo de resiliência e paixão pelo boxe.

O poder transformador do boxe

A trajetória de Daniel, Telmo e Jorge, bem como de outros atletas vai além dos ringues e exige dedicação, não apenas nos treinos, mas também na superação de desafios logísticos e financeiros. Embora a João Faleiro Boxing Club seja o ponto de partida para muitos de seus combates, a participação frequentemente leva os atletas a viajar por todo o País e até para outros países na Europa, representando a escola e o país em competições de alto nível.

No entanto, as deslocações e outros custos relacionados com a participação são na maioria das vezes, suportados pelos próprios atletas. Essa realidade, torna evidente a importância de apoios e patrocínios para que esses campeões possam continuar a competir e levar o nome da escola além-fronteiras. Cada medalha conquistada é um símbolo de esforço coletivo e um motivo de orgulho para todos os que acreditam no poder transformador do boxe.

Bruno Taveira (texto e imgens)